Níveis de Ensino

Adaptação da Criança

Quanto tempo demora a adaptação?

Depende muito da criança, do seu temperamento e das suas experiências anteriores;
Depende da família, principalmente das atitudes dos pais;
Depende também da escola e da professora.
Podemos dizer que nos primeiros quinze dias, todos estão se adaptando, mesmo aqueles que
não reclamam e parecem estar adorando a novidade.

Dicas para uma boa adaptação

1. Fique disponível para apanhar seu filho mais cedo na escola pelo período que for necessário. Se puder, deixe alguém da família encarregado de fazê-lo;
  2. Os pais não precisam permanecer na escola, a não ser que sejam solicitados pela Coordenação;
  3. Evite permanecer na sala ou nos espaços destinados às crianças;
  4. Desde o primeiro dia mande seu filho(a) uniformizado. Ele se sentirá parte do grupo;
  5. Seja firme e procure transmitir segurança. Seu filho(a) precisa sentir que você tem o domínio da situação
  6. Fale sempre a verdade. Seja rápida e simples nas suas explicações;
  7. Procure trazer a criança pela mão e entregue-a rapidamente, mesmo que esteja chorando. Nossos profissionais não irão tirá-lo dos seus braços;
  8. Mantenha-se confiante e procure esclarecer qualquer dúvida com a Coordenação . Seu filho(a) não ficará chorando por muito tempo. Nossos profissionais são experientes e saberão como acalmá-lo(a);
  9. Caso não consigam saberão também a hora de chamar alguém da família;
  10. Encare a situação com naturalidade. Procure respeitar os sentimentos da criança e compreendê-la.

Situações comuns:

Chorar ou reclamar para separar-se da mãe ou pai
O que fazer: Entregar com confiança e não passar do horário combinado para buscar a criança. Observe a maneira como ela sai da escola. Isso conta mais do que o jeito que ela entra.

Ficar bem nos primeiros dias e depois começar a reclamar sem motivo aparente
O que fazer: Encare com naturalidade.Passa logo. A criança percebeu que a escola entrou na sua rotina e está reagindo.

Recusar-se a vestir o uniforme
O que fazer: Não insista, mas traga ele(a) para escola,assim mesmo (coloque o uniforme na mochila), quando quiser e estiver mais tranqüilo (a) a professora tentará vesti-lo.

Agarrar-se mais a objetos de apego, como cheirinhos, chupetas, etc
O que fazer: Marque-os para que não se percam e deixe que a criança os traga . Aos poucos, ela não precisará mais deles.

Ficar mais manhosa
O que fazer: Encare naturalmente e tenha paciência. Isto se deve a alteração da rotina.

Morder e ser mordida
O que fazer: No início, isto poderá ocorrer, mesmo que as crianças sejam bem cuidadas. Os pequenos ainda não estão sociabilizados. Mordem para se comunicar e para se defender. Encare com naturalidade. A própria escola chamará você para conversar se seu filho (a) estiver agredindo ou sendo agredido pelos colegas da sala.

Chorar ou pedir para ir para casa, quando chegar perto da escola
O que fazer: Deixe a criança na escola, demonstrando-lhe confiança. É normal que a criança sinta-se insegura diante de algo novo e diferente. Se você levar o pequeno para casa, certamente ele repetirá a cena nos dias seguintes.

Tenha a certeza de que a partir do momento que seu filho conhecer seus coleguinhas pelo nome e demonstrar em todas as suas atitudes que está mais sociável, afetivo, esperto, independente e feliz, você dirá : VALEU A PENA !!!

O horário da saída dos alunos na semana de adaptação (1ª semana de aula) será o seguinte:
2ª feira –15:30h
3ª feira –16h